Modelo de Ensino
Estratégias de aprendizagem que estimulam a aprendizagem aprofundada nos alunos, criando a onda de um sistema educacional mais prático e aplicável. As estratégias são: aprendizagem baseada em projectos; aprendizagem em salas de aulas Invertidas; aprendizagem centrada no aluno e no conhecimento; aprendizagem baseada na experimentação e aprendizagem multissensorial, entre outras.
– Estratégia da aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning) leva à abordagem dinâmica de educar os formandos através de desafios e problemas do mundo real. Os projetos envolvem a solução de um problema existente presente na vida real, fora dos limites de um livro ou do responder a perguntas. As linhas de tempo para projetos podem variar de semanas a meses. Essa abordagem prepara os alunos/formandos para a vida fora da sala de aula e para um mundo além dos livros didáticos. Todos os conhecimentos adquiridos são aplicados nesse projeto, o que faz com que a necessidade de desenvolvimento do projeto aguce o empenho a montante nas aprendizagens teóricas. Encoraja-os a sobressair com o desenvolvimento de projectos inovadores e complexos e a liderar na vida real.
– Estratégia da aprendizagem baseada em salas de aulas Invertidas ou convertidas em oficinas. As salas de aula invertidas, como parte da aprendizagem combinada, invertem o ambiente de aprendizagem tradicional. Sistematiza-se a aprendizagem real sobre um determinado assunto depois de lhe “tocar”, ou seja a competência adquire-se ao regressar à sala de aula, quando os alunos se reúnem para discutir, analisar, compreender e explorar o tema que desenvolveram primeiramente na oficina.
– Estratégia da aprendizagem centrada no aluno, em que este faz parte do processo de definição das competências que quer adquirir, estando portanto o formando centrado no conhecimento que está a adquirir. Existem um “Plano de Incentivos aos alunos/formandos” que premeia todos que demonstrem empenho, desempenho e trabalho e não o “melhor aluno”, pois consideramos esta ultima uma forma errada de abordagem das aprendizagens.
– Estratégia da aprendizagem baseada na experimentação, quer em oficina quer no desenvolvimento do conhecimento em contexto empresarial (estágios escolares/curriculares). Os cursos de aprendizagem da escola TRIFORMIS TÉCNICA funcionam em regime dual. Ou seja, sala/oficina e Estágio/PCT em empresa em cada um dos 3 períodos escolares. Consideramos que a competência só se adquire treinando o conhecimento em oficina e em contexto real.
– Estratégia da Aprendizagem Multissensorial, mantendo os alunos/formandos interessados em aprender com métodos eficazes de ensino/aprendizagem. Exige que os alunos/formandos usem vários sentidos no aprendizado (experimentar, ouvir e ver) em vez de apenas ouvir os assuntos ensinados (ensino tradicional). É traçado um plano anual de actividades extra curriculares a ocorrer todas as semanas, durante 11 meses e que abarcam os mais variados temas, abertos também à presença de pessoas externas.