Modelo de Ensino

Modelo de Ensino

Projeto Escola

Estratégias de aprendizagem que estimulam a aprendizagem aprofundada nos alunos, criando a onda de um sistema educacional mais prático e aplicável. As estratégias são: aprendizagem baseada em projectos; aprendizagem em salas de aulas Invertidas; aprendizagem centrada no aluno e no conhecimento; aprendizagem baseada na experimentação e aprendizagem multissensorial, entre outras.

– Estratégia da aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning) leva à abordagem dinâmica de educar os formandos através de desafios e problemas do mundo real. Os projetos envolvem a solução de um problema existente presente na vida real, fora dos limites de um livro ou do responder a perguntas. As linhas de tempo para projetos podem variar de semanas a meses. Essa abordagem prepara os alunos/formandos para a vida fora da sala de aula e para um mundo além dos livros didáticos. Todos os conhecimentos adquiridos são aplicados nesse projeto, o que faz com que a necessidade de desenvolvimento do projeto aguce o empenho a montante nas aprendizagens teóricas. Encoraja-os a sobressair com o desenvolvimento de projectos inovadores e complexos e a liderar na vida real.

Estratégia da aprendizagem baseada em salas de aulas Invertidas ou convertidas em oficinas. As salas de aula invertidas, como parte da aprendizagem combinada, invertem o ambiente de aprendizagem tradicional. Sistematiza-se a aprendizagem real sobre um determinado assunto depois de lhe “tocar”, ou seja a competência adquire-se ao regressar à sala de aula, quando os alunos se reúnem para discutir, analisar, compreender e explorar o tema que desenvolveram primeiramente na oficina.

Estratégia da aprendizagem centrada no aluno, em que este faz parte do processo de definição das competências que quer adquirir, estando portanto o formando centrado no conhecimento que está a adquirir. Existem um “Plano de Incentivos aos alunos/formandos” que premeia todos que demonstrem empenho, desempenho e trabalho e não o “melhor aluno”, pois consideramos esta ultima uma forma errada de abordagem das aprendizagens.

Estratégia da aprendizagem baseada na experimentação, quer em oficina quer no desenvolvimento do conhecimento em contexto empresarial (estágios escolares/curriculares). Os cursos de aprendizagem da escola TRIFORMIS TÉCNICA funcionam em regime dual. Ou seja, sala/oficina e Estágio/PCT em empresa em cada um dos 3 períodos escolares. Consideramos que a competência só se adquire treinando o conhecimento em oficina e em contexto real.

Estratégia da Aprendizagem Multissensorial, mantendo os alunos/formandos interessados em aprender com métodos eficazes de ensino/aprendizagem. Exige que os alunos/formandos usem vários sentidos no aprendizado (experimentar, ouvir e ver) em vez de apenas ouvir os assuntos ensinados (ensino tradicional). É traçado um plano anual de actividades extra curriculares a ocorrer todas as semanas, durante 11 meses e que abarcam os mais variados temas, abertos também à presença de pessoas externas.